quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lucio Murucci



O pesquisador Lucio Murucci
numa caricatura de Nei Lima




Lucio Murucci, um dos maiores pesquisadores da humor gráfico nacional, profundo conhecedor da obra de Luiz Sá e J. Carlos, protestou sobre a polêmica da possível retirada de algumas esculturas da cidade do Rio de janeiro, entre as quais o Corneteiro de Pirajá, do Ique. O pesquisador nos enviou a mensagem que reproduzo a seguir:

"A obra de Ique, sobre o Corneteiro herói, é uma das obras mais geniais da expressão caricatural em forma de escultura, e assim como o Pequeno Jornaleiro de Fritz, cuja escultura está no Centro do Rio, quase esquina com a Av. Rio Branco, uma obra marcante para a cultura brasileira.
É importante lembrar que, como a obra de Ique, o Pequeno Jornaleiro também foi criado por um caricaturista, e seu reconhecimento pode ser averiguado quando um museu da escultura situado nos Estados Unidos o classificou como uma das 250 mais importantes esculturas da história da arte mundial.
Portanto, na minha visão, o Corneteiro de Ique situa-se nessa mesma tradição escultórica, e traz vivacidade, humor, história e beleza para a cidade do Rio de Janeiro, tornando-se um crime e assassinato cultural aqueles que almejam sua retirada."

Lucio Murucci - Pesquisador da História da Caricatura no Brasil.
www.festivaldehumor.com.br

2 comentários:

Nei Lima disse...

Mô amiguim, já que o nosso amigo Lúcio Muruci é tão à favor da arte da caricatura, você deveria ter posto aquela carica dele para ilustrar tal depoimento, não acha? Rererê...

Ique disse...

Obrigado ao Lúcio, pela pronta resposta e apoio. O depoimento dele é esclarecedor, vindo de quem é um estudioso da matéria. Nossa arte tem que reagir a essa intolerância e preconceito.
Obrigado
Abs
Ique