domingo, 11 de março de 2012

Quanto mais eu rezo...


É incrível como o tempo passa, o tempo voa, a Bamerindus foi pro saco faz tempo, e tem gente querendo levar nosso mercado de desenho pro brejo também.
Circula há dias um e-mail de um camarada, que se autodenomina produtor, e assina com a chancela de “Tessi”, tentando captar os serviços de um caricaturista que desenhe ao vivo, para atuar num evento, num shopping carioca, para atender uma promoção de uma operadora de telefonia móvel.
Tudo poderia ser perfeitamente normal e interessante se o tal “Tessi” não oferecesse a bagatela de 2.500,00 reais por 4 horas diárias de trabalho durante 30 dias seguidos, o que resultaria em 120 horas de atuação. Se dividirmos o valor oferecido, o valente desenhista que aceitar esse acinte receberá a valiosa quantia de 20,83 por hora. Em anos de atuação no mercado, não me lembro de ter lido uma oferta de trabalho com um valor tão imoral e nojento como esse. O pior, é que o tal produtor reconhece que o valor é baixo, mas pede ao desenhista que “considere a oportunidade de divulgar seu trabalho e o contato para outros eventos”.
Não duvido que o esperto “Tessi” consiga um dos nossos coleguinhas para explorar nesse evento. Vamos aguardar e ver quem será o mané que dará fama ao espertalhão “Tessi”.

5 comentários:

Érico San Juan disse...

Mais uma vez, a velha e boa desculpa da "divulgação", né, Zé?

Outro dia, recebi uma proposta de trabalho assim: "Vamos fazer um trabalho que também vai incluir ilustração. Pensamos nessa inclusão de última hora, portanto não temos orçamento para essas ilustrações. Quanto você cobraria?"

Respondi o óbvio: se não há orçamento pra pagar ilustrações, qualquer preço que eu queira praticar será inviável.

Olha, um dia eu juro que vou acabar vendendo laranja na feira. Deve ser mais lucrativo... talvez mais divertido. Um abraço, Zé.

Flávio Castilho. disse...

Pelo visto vcs sofrem o pão que o diabo acabou de mastigar. Quem olha de fora, acha que a vida de vcs artistas são só prazeres diversão e arte. Abraço e estou orando por vcs!

Flamir ambrósio disse...

Não tenho nem como comentar algo a respeito disso...

Alan Souto Maior disse...

absurdo

Zé Roberto Graúna disse...

Érico!
Eu já pensei em vender amendoim no trem... De fato é mais digno do aceitar esse tipo de palhaçada.
O problema de ofertas de valores baixos ou "divulgação" não são as ofertas em si, mas a dificuldade em lutar contra isso, já que muitos colegas aceitam essas condições... Fica complicado mesmo.