terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tarsila no CCBB

Ontem eu estive no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, do Rio de Janeiro, na inauguração da exposição "Tarsila do Amaral - Percurso Afetivo". O Rio de Janeiro não recebia uma exposição de Tarsila há tempos. Foram mais de 40 anos de espera. Das muitas peças interessantes que estão disponíveis na mostra, destaco dois quadros que me agradaram muito: o primeiro, bastante conhecido do público, o famoso "Antropofagia"; já o outro, um belíssimo retrato a óleo de Beatriz, neta de Tarsila. Além desses dois, destaco uma linda ilustração, também a óleo, que a artista criou para uma partitura infantil, e o quadro "Trabalhadores". 
O legal da inauguração é que os organizadores permitiram fotografar as belas obras da pintora. Aproveitei e fiz uns cliques das pinturas que mais me impressionaram. Logo abaixo, compartilho algumas imagens com os amigos internautas.
Não deixem de visitar o CCBB nos próximos dias. Trata-se de uma rara oportunidade para ver obras originais de uma artista genial. É, portanto, uma exposição imperdível para os cariocas.

Eu ao lado de "Antropofagia", de 1929, obra exposta pela primeira vez no Rio.
Foto da minha amiga Alice Almeida
"Trabalhadores"
Ilustração para partitura infantil
Retrato de Beatriz - Óleo sobre tela

2 comentários:

Nei Lima disse...

MARAVILHA de exposição, mô amiguim!
Estive lá, mas infelizmente não permitiram fotografar...
Tem muita coisa que não conecemos dela.
As várias fases, as ilustrações, as pinturas, algumas inacabadas, as gravuras e os pertences pessoais... E o melhor, sem fila pra entrar!!!
Adorei!!!

Zé Roberto Graúna disse...

Legal, Nei! O bacana é poder ver as obras realistas dela... Mostrar pra essa gurizada aí que pra destruir tem que saber primeiro construir...