segunda-feira, 24 de outubro de 2011

11° Salão Internacional de Humor de Caratinga inova com ação social

Edra, curador do salão, e Alan Souto Maior,
vencedor na categoria caricatura

Guidacci, Jal e Adail, três jurados experientes

Localizada no interior de Minas Gerais, Caratinga é uma pequena cidade situada na região do Vale do Rio Doce e fica a 320 Km de Belo Horizonte. Com pouco mais de 82 mil habitantes, tem entre seus filhos famosos Agnaldo Timóteo, Ruy Castro e Mirian Leitão e abriga, desde 1998, o Salão Internacional de Humor de Caratinga.

Ao lado dos salões de Piracicaba e Volta Redonda, o evento é hoje um dos mais tradicionais do País e, desde 2009, acontece numa simpática casa de cultura que foi batizada com o nome de outro de seus filhos mais ilustres, o cartunista Ziraldo. Tanto a casa Ziraldo de Cultura quanto o Salão de Caratinga foram idealizados pelo cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, que é hoje um dos mais conscientes e atuantes desenhistas de humor do Brasil.

O 11° Salão Internacional de Humor de Caratinga foi inaugurado na noite de 27 de outubro e expôs, além das categorias Cartum, Charge e Caricatura, uma série de desenhos humorísticos em homenagem à jornalista Mirian Leitão. Além disso, pela primeira vez na história dos salões de humor brasileiros, uma ação social foi planejada, arrecadando uma boa quantidade de alimentos para a Casa de Maria, instituição local que abriga crianças carentes da cidade mineira. A ação foi planejada e realizada pelos desenhistas do grupo Caricatura Solidária, do Rio de Janeiro, Deborah Trindade, Liliana Ostrovsky, Marcelo Magon e Zé Roberto Graúna, e consistiu na troca de alimentos não perecíveis por uma caricatura feita na hora. O grupo teve também o reforço de mais dois cartunistas cariocas, Renan Cristian e Souza, que atuaram brilhantemente durante os dois dias de caricatura ao vivo.

O júri do 11° Salão Internacional de Humor de Caratinga foi composto pelos cartunistas Jal e Carvall, de São Paulo; Adail e Guidacci, do Rio de Janeiro; e dos componentes do grupo Caricatura Solidária que apontaram os seguintes vencedores:

Cartum : 1º Lugar, Alexander Umyarov, Rússia; 2º Lugar, Dereck, Teresina/PI; 3º Lugar; Minêu, São Paulo, e Jota A, Teresina/PI; Luiz Vila, Cotia/SP e Ronaldo Cunha Dias, Vacaria/RS que receberam Menções Honrosas.

Caricatura: 1º Lugar, Alan Souto Maior, Rio de Janeiro; 2º Lugar, Mônico Reis, Vinhedo/SP; 3º Lugar, André Felipe, Ipatinga/MG; e Fabrício Rodrigues, Soropaba/SC; Juliano Oliveira, São Paulo e Luiz Gustavo, Monte Alto/SP que receberam Menções Honrosas.

Charge: 1º Lugar, Casso, Belém/PA; 2º Lugar, Mello, Joboticatubas/MG; 3º Lugar, Alecus, México, e Eder Santos, São Paulo; Paulo Sérgio Baeta, Florianópolis/SC e Ronaldo Cunha Dias, Vacaria/RS que receberam Menções Honrosas.

Caricatura Temática (homenagem à Mirian Leitão): 1º Lugar, Shankar Pamathy, Índia; e Júnior Lopes, São Paulo e Samuca, Recife/PE receberam Menções Honrosas.

5 comentários:

Alan Souto Maior disse...

Foi uma experiência muito bacana. A galera da caricatura solidária arrebentou. abs,

Mônico Reis disse...

Mestre Grauna,
Não deu pra ir, mas tenho certeza que deve ter sido uma linda festa.
Grande abraço

Cartunista EDRA disse...

Obrigado por tudo meu amigo Zé Roberto, que participou efetivamente, mesmo a distância, do embrião do salão deste ano e nos deu a oportunidade desta fantástica experiência da Caricatura Solidária e de conhecer mais novos outros amigos, que são pra mim, ao lado dos objetivos naturais de valorização e estímulos dos cartunistas, a melhor recompensa que tenho ao realizar o Salão De Humor Caratinga. Abração!

Zé Roberto Graúna disse...

Meus amigos Alan e Mônico... É sempre muito legal receber comentários de vocês. O Salão de Caratinga é um exemplo de esforço e dedicação. Parabéns ao amigos que foram premiados retratando duas vertentes das artes (Frida Kahlo e Picasso). Abração!

Zé Roberto Graúna disse...

Edra! Colaborar com eventos como o Salão de Caratinga é uma obrigação de todos nós artistas. Nesse mercado difícil não dá para caminhar sozinho e nem há mais espaço para individualismos.
Os companheiros do grupo Caricatura Solidária estão orgulhosos dessa participação histórica, que só poderia acontecer graças ao seu estilo visionário. Parabéns pelo resultado. E pode contar comigo sempre. Grande abraço!