sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Carlos Didier e Nássara

Didier presta inestimável serviço ao humor gráfico brasileiro

Nos últimos três anos estive envolvido diretamente com a carreira e obra de Antonio Nássara. Tudo começou quando, em 2008, num encontro com o Jorge de Salles resolvi propor a ele que nos juntássemos para criar um projeto para comemorar os 100 anos do caricaturista e compositor. O projeto caminhou bem, a exposição foi montada no Centro Cultural Justiça Federal e, mesmo com a perda lamentável e prematura de Jorge de Salles, que faleceu às vésperas da inauguração do evento, a idéia gerou frutos e me possibilitou conhecer diversas pessoas interessantes e interessadas na vida e obra de Nássara. Além dos organizadores do 38° Salão de Humor de Piracicaba (que me pediram textos e imagens sobre o artista), e dos organizadores do concurso de caricaturas “Noel é 100” (que também me encomendaram um texto sobre Nássara e Noel Rosa), tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o músico e pesquisador Carlos Didier, que estava lançando o livro “Nássara passado a limpo”, obra que trouxe à tona a informação que nós todos, pesquisadores e fãs do criador de Allah-la-ô, estávamos comemorando seu centenário com pelo menos um ano de atraso. Didier informa em seu ótimo livro, que a data do nascimento de Nássara é na realidade 12 de novembro de 1909, e não 11 de novembro de 1910 como todos pensavam.

Não bastasse seu ótimo livro, Carlos Didier nos presenteia agora com um raríssimo e inédito acervo sobre o artista. Por anos Didier gravou depoimentos do caricaturista e compositor para suas pesquisas sobre Noel Rosa e Orestes Barbosa (o pesquisador publicou os livros “Noel Rosa – uma biografia”, em parceria com João Máximo, editora UnB; e “Orestes Barbosa”, editora Agir), que agora estão disponíveis para quem quiser ouvir e baixar pelo saite (é assim mesmo, aportuguesado, que Didier nos informa sobre o endereço na internet). Para conhecer os arquivos, clique aqui.

Não deixe de visitar. É emocionante poder ouvir as opiniões de Nássara como se ele estivesse batendo um papo conosco numa mesa de bar.

Um comentário:

Lengo D'Noronha disse...

Agradeço seu 'seguimento' e aproveito para dizer que é um prazer conhecer mais perto seu trabalho.
Abraço.