segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
28° Prêmio Ângelo Agostini. Participem!
sábado, 24 de dezembro de 2011
Feliz Natal!
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Ziraldo na Tradição
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Lançamento da agenda do Instituto Henfil
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Recado do Ferreth!

domingo, 4 de dezembro de 2011
7° Encontro dos Cartunistas RJ - Caricaturas
7° Encontro dos Cartunistas RJ - Fotos



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
É amanhã!
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Caricatura ao vivo com o Souza


quinta-feira, 17 de novembro de 2011
"Iscola... O Crime" em São Paulo


quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Duayer... Errata
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
"Cartas" de Duayer

sábado, 12 de novembro de 2011
Caricatura ao vivo com Liliana Ostrovsky

quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Caricatura ao vivo com o cartunista Flávio

domingo, 6 de novembro de 2011
Leila Silva

"Francisco Cansado" – Xilogravura (72cm x 52cm)
Presente do Biratan

sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Aos amigos e admiradores de Jorge de Salles

segunda-feira, 24 de outubro de 2011
11° Salão Internacional de Humor de Caratinga inova com ação social


Localizada no interior de Minas Gerais, Caratinga é uma pequena cidade situada na região do Vale do Rio Doce e fica a 320 Km de Belo Horizonte. Com pouco mais de 82 mil habitantes, tem entre seus filhos famosos Agnaldo Timóteo, Ruy Castro e Mirian Leitão e abriga, desde 1998, o Salão Internacional de Humor de Caratinga.
Ao lado dos salões de Piracicaba e Volta Redonda, o evento é hoje um dos mais tradicionais do País e, desde 2009, acontece numa simpática casa de cultura que foi batizada com o nome de outro de seus filhos mais ilustres, o cartunista Ziraldo. Tanto a casa Ziraldo de Cultura quanto o Salão de Caratinga foram idealizados pelo cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, que é hoje um dos mais conscientes e atuantes desenhistas de humor do Brasil.
O 11° Salão Internacional de Humor de Caratinga foi inaugurado na noite de 27 de outubro e expôs, além das categorias Cartum, Charge e Caricatura, uma série de desenhos humorísticos em homenagem à jornalista Mirian Leitão. Além disso, pela primeira vez na história dos salões de humor brasileiros, uma ação social foi planejada, arrecadando uma boa quantidade de alimentos para a Casa de Maria, instituição local que abriga crianças carentes da cidade mineira. A ação foi planejada e realizada pelos desenhistas do grupo Caricatura Solidária, do Rio de Janeiro, Deborah Trindade, Liliana Ostrovsky, Marcelo Magon e Zé Roberto Graúna, e consistiu na troca de alimentos não perecíveis por uma caricatura feita na hora. O grupo teve também o reforço de mais dois cartunistas cariocas, Renan Cristian e Souza, que atuaram brilhantemente durante os dois dias de caricatura ao vivo.
O júri do 11° Salão Internacional de Humor de Caratinga foi composto pelos cartunistas Jal e Carvall, de São Paulo; Adail e Guidacci, do Rio de Janeiro; e dos componentes do grupo Caricatura Solidária que apontaram os seguintes vencedores:
Cartum : 1º Lugar, Alexander Umyarov, Rússia; 2º Lugar, Dereck, Teresina/PI; 3º Lugar; Minêu, São Paulo, e Jota A, Teresina/PI; Luiz Vila, Cotia/SP e Ronaldo Cunha Dias, Vacaria/RS que receberam Menções Honrosas.
Caricatura: 1º Lugar, Alan Souto Maior, Rio de Janeiro; 2º Lugar, Mônico Reis, Vinhedo/SP; 3º Lugar, André Felipe, Ipatinga/MG; e Fabrício Rodrigues, Soropaba/SC; Juliano Oliveira, São Paulo e Luiz Gustavo, Monte Alto/SP que receberam Menções Honrosas.
Charge: 1º Lugar, Casso, Belém/PA; 2º Lugar, Mello, Joboticatubas/MG; 3º Lugar, Alecus, México, e Eder Santos, São Paulo; Paulo Sérgio Baeta, Florianópolis/SC e Ronaldo Cunha Dias, Vacaria/RS que receberam Menções Honrosas.
Caricatura Temática (homenagem à Mirian Leitão): 1º Lugar, Shankar Pamathy, Índia; e Júnior Lopes, São Paulo e Samuca, Recife/PE receberam Menções Honrosas.
sábado, 15 de outubro de 2011
Dia do Mestre

Durante 26 anos Jorge Guidacci atuou como professor de desenho no Senac, do Rio de Janeiro. Por sua sala de aula passaram nomes como Arthur Fróes, Celso Mathias, Cisko Diz, Deborah Trindade, Mega, Nei Lima, Paulo Cavalcante, Paulo Santos, Pazelli, Rê, Sandro Dinarte, Tatiana Fróes, Vitor Vanes, Ykenga, Zé Andrade entre outros artistas atuantes. Eu tive a honra de também ter sido seu aluno.
Aproveito a oportunidade para desejar feliz Dia do Mestre a esse grande artista e amigo!
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Lançamento do livro de Rose Araújo

quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Noel Rosa e os caricaturistas brasileiros


O Instituto Memória Musical Brasileira – IMMUB e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro convidam a todos para a premiação do Concurso NOEL É 100, hoje, dia 13 de outubro, quinta-feira, às 19h, na Sala de Cultura Leila Diniz - Rua Heitor Carrilho, 81, Centro, Niterói. Na mesma data haverá um coquetel de lançamento do livro "Noel é 100" e inauguração da exposição das 40 caricaturas selecionadas para integrar o livro, que conta também com obras de convidados especiais e do caricaturista e compositor Nássara.
A exposição fica em cartaz até o dia 3 de novembro. Visitas de segunda, à sexta, das 10h às 17h, e aos sábados das 14h às 17h.
Os desenhos acima são de autoria dos colegas Souza e Glen Batoca.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Carlos Didier e Nássara

Didier presta inestimável serviço ao humor gráfico brasileiro
Nos últimos três anos estive envolvido diretamente com a carreira e obra de Antonio Nássara. Tudo começou quando, em 2008, num encontro com o Jorge de Salles resolvi propor a ele que nos juntássemos para criar um projeto para comemorar os 100 anos do caricaturista e compositor. O projeto caminhou bem, a exposição foi montada no Centro Cultural Justiça Federal e, mesmo com a perda lamentável e prematura de Jorge de Salles, que faleceu às vésperas da inauguração do evento, a idéia gerou frutos e me possibilitou conhecer diversas pessoas interessantes e interessadas na vida e obra de Nássara. Além dos organizadores do 38° Salão de Humor de Piracicaba (que me pediram textos e imagens sobre o artista), e dos organizadores do concurso de caricaturas “Noel é 100” (que também me encomendaram um texto sobre Nássara e Noel Rosa), tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o músico e pesquisador Carlos Didier, que estava lançando o livro “Nássara passado a limpo”, obra que trouxe à tona a informação que nós todos, pesquisadores e fãs do criador de Allah-la-ô, estávamos comemorando seu centenário com pelo menos um ano de atraso. Didier informa em seu ótimo livro, que a data do nascimento de Nássara é na realidade 12 de novembro de 1909, e não 11 de novembro de 1910 como todos pensavam.
Não bastasse seu ótimo livro, Carlos Didier nos presenteia agora com um raríssimo e inédito acervo sobre o artista. Por anos Didier gravou depoimentos do caricaturista e compositor para suas pesquisas sobre Noel Rosa e Orestes Barbosa (o pesquisador publicou os livros “Noel Rosa – uma biografia”, em parceria com João Máximo, editora UnB; e “Orestes Barbosa”, editora Agir), que agora estão disponíveis para quem quiser ouvir e baixar pelo saite (é assim mesmo, aportuguesado, que Didier nos informa sobre o endereço na internet). Para conhecer os arquivos, clique aqui.
Não deixe de visitar. É emocionante poder ouvir as opiniões de Nássara como se ele estivesse batendo um papo conosco numa mesa de bar.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Caricaturas de Miriam Leitão poderão ser enviadas por e-mail, provisoriamente, ao salão de Caratinga
A greve dos Correios privou a participação de muitos artistas o que não deixa de tirar um pouco do brilho do 11º Salão Internacional de Humor de Caratinga. Mesmo prejudicado com esta situação, o salão contabiliza inscrições de cartunistas de 21 estados brasileiros e de 23 países.
Preocupados com a dimensão da homenagem à Miriam Leitão, a organização do evento decidiu prolongar e aceitar desenhos enviados via e-mail da jornalista (somente dela), que é caricatura temática deste ano, com o comprometimento do cartunista enviar posteriormente o original, caso o seu desenho se classifique ou vença o concurso.
Os interessados devem enviar a caricatura (JPG 300 dpi) para: casaziraldo@gmail.com.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Rose Araujo e seu livro "Iscola... O Crime"



quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Vale a pena ler

Artista é tudo vagabundo e trabalha de graça
O que é arte, afinal? Quero falar de arte hoje, mas num universo bem amplo, do qual eu e um zilhão de arteiros freelancers fazem parte: cartum, caricatura, ilustração, artes plásticas, design gráfico, infografia, etc. Arte é um conceito tão abstrato que a maioria das pessoas acha que não faz sentido pagar por algo que elas não consideram um “serviço”. Desde que o mundo é mundo, 99% da humanidade acha que arte não é (ou não pode ser) profissão, só hobby. Logo, quem está desenhando, está só se divertindo — e quem insistir em “trabalhar” com arte, é porque é vagabundo. Assim sendo, eu sou um vagabundo. E se você desenha, você também é. Pouco importa se você trabalha que nem um camelo e pouco importa quantos cursos você fez ou quantos prêmios ganhou. No final das contas (com bastante trocadilho), essa é a maneira como somos vistos pelo mundo.
O curioso é que essa é mais uma unanimidade burra que o homem médio criou para, logo em seguida, cair numa contradição: não, ele não valoriza mesmo a arte — e tampouco está disposto a pagar por ela —, mas ele aprecia a arte. Deu para entender? Funciona assim: basta achar um cretino que faça uma arte de graça e convencê-lo a trabalhar em troca de “divulgação”. Artistas dos mais variados matizes recebem diariamente ofertas irrecusáveis como essa. É uma aventura edificante estudar as técnicas de abordagem dessa galera que quer (ou melhor, “precisa” — e "pra ontem") de uma arte, mas “não tem verba”. Uns tentam forjar uma "parceria", onde ambos supostamente estarão “investindo”. Tipo aquele “editor” de portal ou site que está “crescendo e ganhando cada vez mais leitores” e precisa de “gente talentosa para fornecer conteúdo” (alguns sofisticaram essa abordagem, sugerindo um "linkbuilding para ambas as partes"). Outros chegam se derramando em elogios, enaltecendo o seu traço, sua técnica, suas cores e… “aproveitando a oportunidade, preciso de um desenho… nada muito complicado, para não tomar seu tempo”. Se já é bom não tomar muito do meu tempo, melhor ainda se não tomar tempo nenhum, né? Mas tem também o visionário. Aquele cara que está montando uma banda de pagode-sertanejo-axé-universitário que vai “bombar” e precisa de um logo, um site e, se bobear, uma capa de disco. Isso sem falar da turminha do “me desenha”… De graça, claro — afinal, é sempre muito divertido passar o fim de semana trabalhando para os outros sem receber um tostão por isso.
No final, pouco importa a abordagem, já que a finalidade é sempre a mesma: “trabalhe de graça para mim — em troca eu vou te catapultar ao total estrelato”. A situação está sendo subvertida a tal ponto que, se o artista recusar a “oferta”, chega-se a uma estranhíssima inversão de papéis. De repente é como se o artista devesse agradecer aos céus por uma oportunidade como essa (quiçá ele até terá de pagar para poder publicar em um espaço tão ilustre que ninguém lê, nem compra e nem acessa). Enfim, desculpa aí qualquer coisa… Mas claro que uns aceitam trabalhar de graça. Outros aceitam fazer por qualquer “déiz real”. Todos unidos pelo amadorismo e pela má qualidade de seus trabalhos, atravessando o caminho de profissionais sérios do mercado. Então, se você é um profissional em busca de espaço, reconhecimento (e pagamento, claro), o que fazer no meio de toda essa pobreza? Se matar? Não ainda, pois surgiu um cara que vai nos guiar por essa estrada esburacada, sem sinalização e sem destino. Um cara que não fica impassível ou intimidado diante de um pedido de “um desenhinho”. Um cara que sempre sabe encontrar a resposta mais irônica e sarcástica (sem deixar de ser elegante) — enfim, a resposta ideal — aos que nos oferecem aquela irrecusável oportunidade de trabalhar por divulgação. Luis Di Vasca é o libertador de todos os artistas e freelancers, constantemente marginalizados e vilipendiados pelo establishment. Sua cruzada contra a obtusidade e o torpor mental do homem médio é comovente e enche a classe artística de orgulho. Portanto, é meu dever retribuir esse “linkbuilding”. Acessem e aprendam com o nosso herói: http://divasca.blogspot.com/.
sábado, 10 de setembro de 2011
Biratan In Rio - Homenagens


Biratan In Rio - Mais imagens



Numa dessas coincidências que só acontecem em novelas, o ilustrador Marcelo Monteiro, do jornal O Globo, esbarrou com o grupo enquanto passeava pelo Corredor Cultural, próximo ao CCBB e o Centro Cultural dos Correios. Nas fotos, de cima para baixo, vemos (1) Marcelo (de colete azul) com Hermé, (2) com Adail e Zé Roberto Graúna, e (3) com Adail e Biratan.
Biratan In Rio - Fotos



Hoje, sábado, dia 10 de setembro, aconteceu o ótimo encontro dos cartunistas cariocas com o Biratan, colega de Belém do Pará, que está passando alguns dias na Cidade Maravilhosa. Biratan trouxe para os amigos seu mais recente livro, Caricaturas de Letra, e aproveitou a oportunidade para distribuir autógrafos para os amigos que compareceram à Adega Timão, próximo ao Centro Cultural dos Correios.
Numa feliz coincidência, o grupo presente teve a alegria de esbarrar com o ilustrador Marcelo Monteiro, do jornal O Globo, que estava a caminho de uma das exposições nos Correios. Marcelo é o ilustrador brasileiro com mais tempo de atuação na grande imprensa. O amigo deste blog pode ver que não perdemos a oportunidade e registramos com muitas fotografias os diversos encontros desses cartunistas de estilos e gerações diferentes.
Estiveram prestigiando nosso amigo Biratan os seguintes colegas: Adail, Alessandra Nogueira, Alviño, André Brown, Deborah Trindade, Duartte, Glen, Guidacci, Hermé, Liliana Ostrovsk, Marcelo Monteiro, Mega, Nei Lima, Rose Araújo e Zé Andrade. Esteve presente também Jorge Lima, biólogo e um dos fundadores do grupo Caricatura Solidária.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
7° Encontro dos Cartunista Cariocas
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Biratan In Rio

No próximo sábado, dia 10 de setembro, o cartunista Biratan estará aguardando todos os colegas cartunistas cariocas para um encontro pra lá de especial. Marcamos em frente ao Centro Cultural dos Correios, Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro (Corredor Cultural, próximo ao CCBB), a partir das 15 horas.
Aproveitando o momento, Biratan trouxe 20 exemplares do livro Caricaturas de Letras, que poderá ser adquirido diretamente com o cartunista pela bagatela de 20,00. Os vinte privilegiados que chegarem primeiro compram o livro e ganham um autógrafo (com direito a um registro fotográfico para mostrar pros netos). Apareçam!
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
XVIII Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto

A Secretaria Municipal da Cultura está com inscrições abertas para a 18ª edição do Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto. O evento recebe três tipos de trabalho: cartum, charge e caricatura.
Inscrições: As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 18h, no Museu de Arte de Ribeirão Preto - MARP, na rua Barão do Amazonas, 323, centro. Mais informações pelo telefone (16) 3635-2421.
Trabalhos: Um mesmo artista poderá inscrever três trabalhos em cada categoria. Os trabalhos deverão ser enviados em um único envelope, com ficha de inscrição preenchida e assinada. A seleção e premiação serão realizadas no dia 18 de outubro, por júri composto por três membros designados pela comissão organizadora do salão.
Premiação: Os prêmios serão distribuídos da seguinte forma: três prêmios (um para cada categoria) de R$ 2 mil e três prêmios (um para cada categoria) de R$ 1.000. Poderão ainda, ser conferidas menções honrosas, prêmios de incentivos e troféus.
Novo livro de Rose Araújo já está na gráfica
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Pryscila Vieira escreve sobre Ali Ferzat
Com o Riso, castigam-se os costumes

Na última quinta-feira, o cartunista sírio antirregime Ali Ferzat foi sequestrado, espancado e teve suas mãos propositalmente quebradas por ativistas e representantes de forças de segurança do governo Bashar Assad. Os agressores agiram de tal forma para que o artista “nunca mais voltasse a desenhar sobre a liberdade”.
Ali Ferzat tem 60 anos e uma carreira brilhante. É um dos mais influentes cartunistas do planeta, presidente da Associação dos Cartunistas Árabes e grande historiador gráfico engajado em satirizar a hipocrisia dos líderes árabes e as injustiças com que os povos do Oriente Médio convivem. Um dos famosos cartuns de Ferzat é, ironicamente, o retrato do que Bashar Assad gostaria de encontrar na cabeça de seus artistas: nada.
Felizmente, a cabeça de Ali Ferzat continua cheia de ideias. E suas mãos, apesar de quebradas, continuam exprimindo com inteligência e sutileza a revolta de seu povo. Vejam a resposta que ele acabou de desenhar para os seus agressores.
Lembrei-me do bom e velho ditado latim, que ainda pretendo tatuar nessa minha testa de cartunista: “Ridendo Castigat Mores” (Com o riso, castigam-se os costumes.)
sábado, 27 de agosto de 2011
Amy a Mil Traços

No dia 30 de agosto, terça-feira, 19h30, acontece a inauguração da exposição Amy a Mil Traços, no Shopping SP Market, evento que apresenta caricaturas de 44 artistas brasileiros em homenagem à cantora Amy Winihouse, falecida no dia 23 de julho, aos 27 anos. Quem comparecer terá a oportunidade de ver o artista plástico Wilson Iguti esculpindo o rosto da Amy ao vivo, além dos ótimos desenhos de Amorim, Caco Galhardo, Caó Cruz, Carvall, Cassio Manga, Cris Carnelós, Dálcio, Daniel Paione, Danyael Lopes, De Pieri, Dimaz Restivo, Edra, Manohead, Fernandes, Flávio Luiz, Fraga, Gilmar, Guaico, Guilherme Bandeira, Izidro (autor do desenho que ilustra este post), J. Bosco, Jorge Inácio, Junior Lopes, Souza, Minêu, Mônica Fuchshuber, Morettini, Morgani, Oscar, Paffaro, Paulo Cavalcante, Paulo Emmanuel, Paulo Moura, Rodrigo Mota, Siqueira, Silvano Mello, Stegun, Tiago Gomes, Viviane Yamabuchi, Wagner Ramari, Will e William Medeiros. José Alberto Lovreto, o Jal, idealizador e curador da exposição, informa que a mostra deverá ser itinerante, percorrendo algumas cidades do país, podendo também fazer carreira internacional indo para os EUA e Espanha.
O Shopping SP Market fica na Avenida das Nações Unidas, n° 540 – São Paulo, próximo à Avenida Interlagos.