quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ídolos da Bola - Craques do Lápis


O futebol e a caricatura sempre andaram de pés e mãos dadas.
Desde que o jornalista Mário Filho transformou o Jornal dos Sports num símbolo da imprensa esportiva, o futebol passou a ser assunto obrigatório em todas as áreas de comunicação. Especialmente na caricatura, o esporte mais popular do mundo ajudou a solidificar as carreiras de alguns dos principais desenhistas de humor do Brasil. Alguns artistas especializaram-se no assunto, dedicando-se quase que exclusivamente ao tema, como Mendez, Michel, Miécio Caffé, Otélo Caçador, Henfil, Laerte e, mais recentemente, Alviño, Amorim, Mário Alberto e Nei Lima.
Com muito humor, a exposição 'Ídolos da Bola – Craques do Lápis' exalta a arte de desenhar caricaturas e homenageia alguns dos maiores ídolos do futebol brasileiro. O evento, ficará à disposição do público a partir do dia 5 de junho, até o dia 31 de julho, na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói. Porém, no dia 10 de junho, a partir das 19h, será oferecido um coquetel aos artistas e pessoas do público que comparecerem à galeria.
Os apreciadores da boa caricatura poderão admirar os traços de Adail, Afonso Carlos, Alessandra Nogueira, Alviño, André Brown, André Mello, Cesar Guedes, Cida Calu, Claudio Duarte, Dan, Ediel, Elihu, Fani Loss, Fernanda Ambrósio, Ferreth, Flamir, Gecelmo, Gian Marques, Guidacci, Gustavo Moore, Liliana Ostrovsky, Magon, Mariano, Mário Alberto, Nei Lima, Souza e Zé Andrade.
Vamos todos prestigiar a Sala de Cultura Leila Diniz, espaço criado sem grandes investimentos e sem patrocinadores. Solicito a todos que repassem o convite a seus contatos e que convidem amigos e colegas.
A galeria estará aberta das 19h às 22h.

O endereço é: Rua Professor Heitor Carrilho, 81 – Centro, Niterói. A sala fica ao lado da sede da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro. Quem for de barca, aconselho, ao chegar na cidade, pegar um táxi até o local (a corrida não ultrapassará R$12,00). Para quem não conhece nada de Niterói, uma referência legal é o antigo Terminal Rodoviário Roberto da Silveira.

Neymar numa ótima caricatura de Nei Lima

2 comentários:

Flamir ambrósio disse...

Muito legal, Zé! Mais uma vez, meus parabéns!!

António Jesus Batalha disse...

Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço
e lhe desejar uma feliz Páscoa.
António Jesus Batalha.