quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Adail e Henfil


Numa das muitas vezes que estive com o Adail, ele comentou sobre um evento que aconteceu no centro espírita que frequentava, em Caxias. Há muitos anos, Adail converteu-se ao espiritismo de Alan Kardec e, sempre que podia, contava sobre suas experiências e ensinamentos sobre a doutrina seguida por Chico Xavier. Numa dessas vezes, Adail me contou que Henfil "esteve" num desses eventos. Obviamente que eu ri e não deixei de fazer uma das minhas piadas fora de hora sempre que o assunto é religião ou crença. "Ele fez top! top!, mestre?", perguntei ao Adail, que levou tudo na esportiva, mas reafirmou que Henfil esteve realmente no local e que estava trabalhando muito no mundo espiritual.
Hoje, dia 5 de fevereiro, o corpo de Adail foi encontrado por sua filha, na casa onde ele residia, em Caxias. Ficamos sabendo, graças aos muitos amigos que o artista mantinha no Sindicato dos Jornalistas, que noticiaram o fato pelas redes sociais. 
A vida de fato nos prega algumas pegadinhas. Hoje, é a data do nascimento de Henfil. Aliás, nesta data, seu filho Ivan de Souza participou do lançamento da nova edição da coleção Fradim, no Museu da República, no Catete. Tudo isso para comemorar os 70 anos de HenfilQuer dizer, Adail faleceu exatamente no dia do nascimento de seu colega.
Sei não, mas acho que o Adail resolveu comemorar o aniversário de Henfil e foi dar um abraço e matar a saudade de seu amigo.

8 comentários:

Marco Souza disse...

Lindo texto ao Adaill, Zé! Ele e Henfíl devem estar rindo disso tudo, e rabiscando as nuvens no céu.

Marco Souza disse...

Lindo texto ao Adaill, Zé! Ele e Henfíl devem estar rindo disso tudo, e rabiscando as nuvens no céu.

Flamir ambrósio disse...

Um grande amigo. Uma pessoa extremamente talentosa.

Abrigo das Artes disse...

Lindo, Zé! E nós, privilegiados, tivemos a honra de conhecê-lo.

Crazy! in Fashion disse...

Ótimo texto, Zé

Cartunista EDRA disse...

Lindo. Bela homenagem

Urbano disse...

Texto tocante. Adail foi a pessoa mais autenticamente bondosa que conheci.

J.BOSCO disse...

excelente homenagem