sábado, 21 de dezembro de 2013

A arte de Mônico Reis no Jornal de Letras

Coluna Desenharte, Jornal de Letras, nº 184, dezembro de 2013

No município de Vinhedo, no bairro Vila Pompeia, interior de São Paulo, existe uma rua que foi batizada como "Aquarela do Brasil". Para muitos, uma lembrança do talento musical de Ary Barroso; para outros, a canção de Toquinho que é quase um hino para nossos desenhistas e pintores. E é exatamente nessa localidade que reside um dos mais promissores desenhistas e pintores da nova e talentosa geração brasileira de artistas, o jovem Mônico Martins dos Reis, ou apenas Mônico Reis, um ótimo caricaturista, além de bom pintor e escultor em franca evolução.
Nascido na cidade de Uberaba (MG), em janeiro de 1984, o artista vem se destacando em diversos salões de humor do Brasil, já com oito prêmios conquistados, entre eles as primeiras colocações no III Salão Dino de Humor, da cidade de Santos, em 2010, agraciado graças a uma caricatura do cubano Fidel Castro; e no 24° Salão de Humor de Volta Redonda, em 2011, quando venceu na categoria especial que homenageava o arquiteto Oscar Niemeyer.
Um dos mais interessantes trabalhos do artista esteve por duas vezes exposto nas montagens da mostra "Portinari com Humor", em 2012, nas galerias Candido Portinari, na Uerj, e Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói. A obra apresentava uma escultura caricatural de Portinari criada em papel maché, técnica que o artista vem experimentando e desenvolvendo de forma convincente. Aliás, é importante ressaltar que o artista é totalmente autodidata, e vem trabalhando sua obra de forma independente e sem qualquer tipo de orientação acadêmica.

Mônico aceita encomendas de caricaturas e pinturas e pode ser contactado por meio de seu blog ou por e-mail, no endereço monicoreis@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: