quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ana Cristina Maciel: "Uma festa para os olhos!"


A artista Ana Cristina Maciel inaugura hoje a exposição "Mulheres, Monstro e Malabares", na Casa de Cultura de Piraí.
Conheci Ana Cristina Maciel nas redes sociais, gostei tanto dos trabalhos da artista que a convidei para participar da exposição "Ela por Elas", na Sala de Cultura Leila Diniz.
Para quem estiver no município de Piraí, vale conhecer de perto a obra da artista.
Deixo abaixo o texto divulgado pelo site da prefeitura de Piraí.

A Casa de Cultura de Piraí abre na próxima quinta-feira, 11 de julho, às 19 horas, a quinta exposição da temporada de 2013. A mostra, intitulada Mulheres, Monstro e Malabares e com trabalhos da artista Ana Cristina Maciel, é composta de pinturas, desenhos e esculturas em papel machê e ficará aberta à visitação, gratuita, até o dia 31. De segunda a sexta, das 9h às 16h30 e sábado e domingo, das 10h às 14h.
Coordenador da Casa de Cultura de Piraí e organizador da mostra, Hudson Vale destaca, no trabalho de Ana Cristina, a singularidade onírica com que ela reinventa o mundo:
“Ana Cristina é artista, arteira e jovem adulta. Seus temas são recorrentes e perpassam pelas vivências gravadas em sua trajetória, em que princesas, malabares e monstros se misturam numa ode à vida. Podemos apontar uma proximidade de sua obra com os seus contemporâneos Os Gêmeose, a consagrada Niki de Saint Phalle e a naif-pop”, explica o coordenador.
O designer e ilustrador Morandini classifica o trabalho de Ana Cristina como uma grande festa para os olhos.
“O trabalho de Ana Cristina é daqueles momentos deliciosos, em que a alegria se encontra com as cores e com as formas, resultando numa grande festa para os olhos e para o coração da gente.”
Ana Cristina Maciel nasceu em São Paulo, onde viveu até os 16 anos. Mudou-se para Minas Gerais, de onde se transferiu, há 3 anos, para Piraí. Pedagoga, especialista em ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, está concluindo pós-graduação em Ciência da Arte e Cultura na Saúde, na Fiocruz.
Ela se considera artista autodidata, que segue uma tendência de valorização e resgate da cultura popular brasileira em suas esculturas, desenhos e pinturas.
“Minha constante inspiração é a diversidade cultural do nosso país”, diz Ana Cristina, que tem profunda admiração pelos irmãos grafiteiros Os Gêmeos, os brasileiros Lasar Segal e Cândido Portinari, os franceses Matisse e Manet, a franco-americana Niki de Saint Phale e o italiano Modigliani, entre outros.
A artista participou da equipe que produziu os painéis do mosaico das estações do teleférico do Complexo do Alemão e, como educadora de arte, ministra oficinas de papel machê em projetos sócias do CAPS do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: