quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pelés do cartum

Ricky Goodwin e Jal
Alviño, Márcio Malta, Zé Andrade, Souza, eu e Glen Batoca
Ana Pinta, Jal e eu durante o workshop no CCBB

A Copa do Mundo nem começou e o Centro Cultural Banco do Brasil já deixou o saguão de entrada verde e amarelo, com a exposição Craques do Cartum na Copa – um time de onze cartunistas desenhando o futebol. Na mostra, foram exibidos os ótimos desenhos de Cárcamo, Chico Caruso, Dálcio, Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Mauricio de Sousa, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo.
Para deixar os convidados como se estivessem num estádio de futebol, o habitual coquetel de abertura foi inteligentemente substituído por “vendedores ambulantes”, todos vestindo o uniforme da Seleção Brasileira, oferecendo cerveja, água mineral, hambúrguer, picolé, pipoca e biscoito de polvilho.
No local onde foi montada a mostra o visitante pisa literalmente no gramado enquanto escuta o som de “É do Brasil!”, com o habitual burburinho dos torcedores mais fanáticos.
A curadoria da exposição ficou a cargo de José Alberto Lovreto, o Jal, cartunista de São Paulo e presidente da ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil. O artista é também o autor das caricaturas dos onze jogadores brasileiros que enfeitam o entorno da mostra. Algumas feitas aos 45 minutos do segundo tempo. “Tive que esperar a convocação final do Dunga para fechar meu time”, disse Jal. Os bonecos foram reproduzidos em tamanho grande possibilitando aos visitantes registrarem fotos ao lado de alguns de seus ídolos ou, como fez a produtora cultural Ana Pinta, tirar fotos ameaçando um pontapé no traseiro do zangado Dunga.
O evento acontece ao mesmo tempo nos Centros Culturais de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que as obras expostas são diferentes, já que são desenhos originais e não reproduções digitais, muito comuns nos eventos montados hoje em dia. No Rio de Janeiro, a produção ficou sob a responsabilidade de Ricky Goodwin e Ana Pinta, da Pacatatu.
Estiveram batendo uma bolinha na inauguração do evento os cartunistas Alviño, Diego Novaes, Glen Batoca, Ivan de Souza (filho cartunista Henfil), Leo Valença, Márcio Malta, Nei Lima, Souza e o ceramista Zé Andrade.
No dia seguinte à inauguração da exposição, Jal apresentou o workshop "Como utilizar o humor gráfico e quadrinhos na sala de aula", provando aos estudantes, educadores e pesquisadores presentes que o desenho pode facilitar o entendimento de qualquer disciplina.
Aberta para o público a partir do dia 8 de junho, a exposição fica em cartaz até o dia 11 de julho, de terça a domingo, das 9 às 21h. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.

4 comentários:

J.BOSCO disse...

show de bola essa iniciativo, meu brother Graúna!!
abraços

ana disse...

a esposição está sempre cheia , ainda mais agora que instalaram o telão no CCBB para acompanharem a Copa .
adorei o workshop , mas confesso que colei do meu coleguinha do lado , um craque no desenho ... : )))

ana disse...

EXPOSIÇÃO ! o dedo escorregou ...

Pen Dragon Tattoo disse...

Fazer obras dessa forma é muito legal espero que da próxima vez eu possa estar também...