quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Encontro de Cartunistas


Nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro, reuni na minha casa os cartunistas André Brown, Diego Novaes, Duartte, Nei Lima e Souza.
A idéia do encontro foi apenas para mostrar alguns desenhos originais que possuo de desenhistas consagrados como Nássara, J. Carlos, Guidacci e Mendez, além de alguns dos meus livros sobre o assunto.
O que era para ser um bate-papo sem maiores pretensões acabou se transformando num debate acalorado sobre as maiores dificuldades que enfrentamos no mercado editorial. Entre os problemas mais presentes observamos que quase 100% dos cartunistas cariocas cobram valores muito abaixo daquilo que realmente poderiam cobrar e, obviamente, debatemos sobre uma famosa editora especializada em passatempos que paga valores ridículos por um desenho.
Não faço a menor idéia se a partir deste primeiro encontro algumas ações vão surgir, mas acho que vale a tentativa de projetar alguma coisa em grupo para breve. Vamos ver.
Na foto, da esquerda para a direita, eu, Duartte, Diego Novaes, Souza, Nei Lima e André Brown.

4 comentários:

Junior Lopes illustrator disse...

so feras..tomara q esses encontros deem frutos..abção,zé!

Nei Lima disse...

Realmente esse encontro foi muito bom, meu amiguim!
tomara que outros aconteçam e que possamos estruturar mais essa nossa profissão mambembe e ainda marginalizada!
Ficamos bem na fota!

Abração!

Diego Novaes disse...

Depende só de nóis, Nei!!

Vamos marcar outros encontros, dar organicidade, colocar pautas, trabalhar a questão educativa que o Brown falou!

Parabéns Zezim, pela iniciativa!!

Unknown disse...

Olá Grauna! Ótimo blog, pena que demorei demais para conhecer esse belo espaço. Conheço o DiegoNovaes, gente finíssima e muito cabeça! Tchê, abraços acalorados do sul. Diemer