quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Caratinga exalta o humor gráfico brasileiro


Na foto: Leite, Amorim, Raphael, Ferreth, Edra (de camisa branca), Zé Roberto, Nei Lima, Paulo Santo, Jorge Inácio e Gualberto.

Resultado de anos de dedicação e persistência do cartunista Edra, a Casa Ziraldo de Arte e Cultura foi inaugurada no dia 28 de novembro, em Caratinga, durante a edição do 10° Salão Internacional de Humor. Na ocasião, aconteceu a abertura da exposição de caricaturas em homenagem ao cantor Agnaldo Timóteo, que esteve presente ao evento ao lado do próprio Ziraldo. A inauguração do espaço de cultura motivou a presença de grande parte da população local e das principais autoridades da cidade, entre eles o prefeito João Bosco Passini e seu Secretário de Cultura Juarez Gomes de Sá.
Além de Agnaldo Timóteo e Ziraldo, a Casa de Cultura destina espaço a vida e obra de outros caratinguenses ilustres como Ruy Castro, Mirian Leitão, Zélio, Marilene Godinho entre outros, e manterá também a gibiteca “Turma do Pererê” que já está aceitando doações de revistas e livros do gênero.
O Salão de Humor de Caratinga apresentou resultados satisfatórios, não se resumindo apenas a mostra que homenageou Agnaldo Timóteo, apresentando também as habituais exposições de caricatura, charge e cartum.
O júri formado pelos cartunistas Amorim, Ferreth, Jorge Inácio, Leite, Nei Lima, Paulo Santo, Zé Roberto e pelos jornalistas Gualberto e Raphael – editor da revista Mad, apontaram os seguintes resultados:
Na categoria Caricatura Temática (Agnaldo Timóteo), o 1º Lugar foi concedido ao caricaturista Camaleão, de Mariana – MG; e mais as Menções Honrosas aos artistas Moisés, de Mogi Guaçu; Turcios, da Espanha; e Roger, da Argentina. No quesito Caricatura Livre, o 1° Lugar ficou com Camilo Riani, de Rio Claro – SP; o 2° foi concedido ao Fernandes, de São Caetano do Sul – SP; e Alan Souto Maior, do Rio de Janeiro, ficou com o 3° lugar. Foram ainda agraciados com Menções Honrosas, Sérgio Brito, São Paulo; J. Bosco, Belém – PA; e Head, de Santa Catarina. No concurso Charge, o desenhista Jota A, de Teresina – PI, ganhou o prêmio principal, o 2° Lugar ficou com Waldez, de Belém – PA; e Oscar, de Brasília – DF, ficou na terceira posição. Na Categoria Cartum, o eslovaco Kotrha venceu o 1° Prêmio; LC Mattos, do Rio de Janeiro, foi agraciado com o 2° Lugar; e na Terceira Posição, o carioca Marlon Tenório ficou em 3° Lugar. Ainda na Categoria Cartum foram concedidas três Menções Honrosas aos artistas Crist, da Argentina; Izidro, de Niterói; e Dereck, de Teresina – PI.
As exposições ficaram disponíveis aos visitantes entre os dias 28 de novembro a 13 de dezembro. Para quem estiver de passagem por Caratinga e quiser conhecer a Casa Ziraldo de Arte e Cultura, pode ir até a Avenida Benedito Valadares, 15, Centro. Para efetuar doações de material para a gibitece “Turma do Pererê” o leitor pode buscar orientações pelo e-mail gibitecaturmadoperere@gmail.com.
Se o leitor quiser saber mais detalhes de como foi o 10° Salão Internacional de Humor de Caratinga, pode navegar no blog oficial do evento no endereço: http://www.salaodehumordecaratinga.blogspot.com/.

Um comentário:

neilima disse...

Legal, mô amiguim! Belo rexto informativo e um boa foto ilustrativa da tchurma toda!

Abração!