terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Menino João


O mercado editorial não anda bem das pernas para os nossos desenhistas. São poucos os jornais e revistas dispostos a abrir suas páginas para a verve dos cartunistas e ilustradores brasileiros. Mesmo assim, todos os dias surgem novos artistas. Muitos, mesmo sendo extremamente jovens, aparecem com desenhos interessantes e alguns surpreendem pela maturidade.

De uns tempos para cá, a Internet fez chegar aos olhos mais atentos o novato João. Quem vê seus desenhos e lê seus textos, não imagina que o tal cartunista não é apenas jovem, mas é de fato uma criança. Isso mesmo, João é um desses meninos que a gente vê na rua soltando pipa, jogando futebol, ou fazendo traquinagens típicas de quem ainda não atingiu a adolescência. Aos doze anos, apenas doze anos, João Pedro é de São Paulo, e já carrega na sua bagagem desenhos publicados na revista Mad. No Orkut, o mais prematuro desenhista que habita o famoso site de relacionamentos, tem na sua lista de amigos veteranos consagrados da estirpe do Laerte, Ota e Bira Dantas. Mas o pequeno João não é apenas um desses meninos que desenha direitinho. Ele tem mesmo talento pro desenho de humor. É de fato um cartunista. E é tão bom que foi convidado para participar da exposição que encerrará as comemorações do Centenário da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, que acontecerá em março de 2009.

Os desenhos desse talentoso jovem podem ser apreciados no blog http://joaobarbosablog.blogspot.com/.

Um comentário:

Patricia Kovacs disse...

Trocemos para que ele não seja mais um "Isaias Caminha", como milhares de outros, com "inícios brilhantes e triste fins".
Imagine esse menino em países europeus ou asiáticos? Ele já estaria sustentando - e bem! - a família rsrs