sábado, 23 de outubro de 2010
Ota no CCBB



sexta-feira, 15 de outubro de 2010
3ª Semana de Quadrinhos da Travessa
Na terça-feira passada, dia 13, foi inaugurada a 3ª Semana de Quadrinhos da Livraria da Travessa. A abertura aconteceu na Maison de France e contou com a presença de Laerte e Rafael Coutinho que participaram de um interessante bate-papo sobre graphic-novels. Na oportunidade, os artistas autografaram os livros Muchacha, de Laerte, e Cachalote, de Daniel Galera e Rafael Coutinho.




quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Leonardo, o chargista


quinta-feira, 7 de outubro de 2010
IV Semana de Quadrinhos da UFRJ
No dia 28 de setembro, aconteceu o segundo encontro, que foi realizado no Sesc de Madureira. Este foi o único que não pude comparecer, e apresentou o debate “Web Comics: quadrinhos em outro formato”, com Ana Recalde e Tiago Lacerda (que não é o ator global). Hamilton Kabuna mediou o encontro. Durante a tarde, o grupo Quadrinize ofereceu uma oficina de roteiro.
No terceiro dia, 29 de setembro, Renato Lima, premiado editor da revista Mosh, esteve à frente de uma bem frequentada oficina de fanzines, quando o ótimo desenhista deu show de conhecimento sobre quadrinhos alternativos. No final da tarde, debateram o tema “Quadrinhos em sala de aula” os professores/desenhistas André Brown e Carlos Hollanda, provando que a educação precisa de fato descobrir as histórias em quadrinhos o quanto antes. Desta vez, o debate foi comandado pela jovem Gabrielle Domingues.
No dia 30 de setembro, ainda no Sesc de Madureira, André Brown esteve de volta para ministrar uma oficina de Humor Gráfico e também para debater comigo e Cláudio Bernard o tema “O mercado da ilustração ontem e hoje”. Neste encontro o mediador foi o cartunista Diego Novaes (http://diegonovaes.blogspot.com), que atuou como coordenador e produtor do evento.
O encerramento da IV Semana de Quadrinhos da UFRJ aconteceu na Escola de Comunicação – ECO, na Avenida Pasteur, e contou com a presença de alguns dos nossos maiores estudiosos sobre humor gráfico e quadrinhos. Para debater “100 Anos sem Angelo Agostini”, Lúcio Muruci, Pedro de Luna e Carlos Patati deram mostras de total conhecimento sobre a trajetória de Angelo Agostini, um dos maiores expoentes da nossa imprensa, e sobre as linguagens pioneiras da arte sequencial no Brasil. A surpresa ficou por conta dos organizadores que homenagearam o pesquisador Athos Eischler Cardoso, autor do livro As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora, com um troféu representando a marca do evento. A mediação ficou a cargo do professor Octávio Aragão, da ECO.
Importante ressaltar que, apesar das dificuldades típicas que aconteceram durante a realização do evento, a IV Semana de Quadrinhos da UFRJ mostra que temos quatro jovens cheios de disposição e vontade de acertar. Alunos da UFRJ, Denis Souza Melo, Hamilton Kabuna, Diego Novaes e Gabrielle Domingues, mostraram competência e, principalmente, paixão pelo projeto. O resultado de tudo que aconteceu pode ser visto nos vídeos que estão no blog http://semanadequadrinhosdaufrj.blogspot.com. Não deixem de ver! Os debates foram muito bons e os temas são atualíssimos.






Ainda sobre o Plantu...
Plantu e Chico Caruso

Por total falta de condição técnica, não tive como postar o que aconteceu na Maison de France, no dia 21 de setembro, quando o chargista francês esteve no Brasil, mais precisamente na mediateca da Maison de France, participando do debate “Caricaturas e Política – Cartooning for Peace”, com o cartunista Chico Caruso, do jornal O Globo. Apesar de muitos dias de atraso, acho que ainda vale a pena mostrar uma das fotos que fiz no dia do evento. A imagem que o amigo leitor está vendo foi registrada durante o coquetel oferecido pelos organizadores, logo após o ótimo debate. Como vocês podem ver, Chico Caruso estava muito feliz ao lado da esposa Eliana Caruso e de seu colega do jornal Le Monde.