quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sobre a caótica situação do acervo do Salão de Humor do Piauí

Deixo a seguir o link do site Capital Teresina, com artigo sobre a lamentável situação do acervo (ou do que restou dele) do Salão de Humor do Piauí. Leiam com atenção e avaliem conforme seus entendimentos, mas me parece que essa história vai muito mais além do que a matéria tenta nos passar.
É muito fácil responsabilizar um artista como o Albert Piauí. Num país onde a cultura tem como ministra uma profissional da área de saúde, não se pode responsabilizar um artista que durante anos dedicou-se ao projeto. A denúncia é pertinente, mas me parece tendenciosa e covarde ao não citar os nomes dos secretários de cultura do município e do estado e, obviamente, do secretário de segurança do estado. Afinal, o prédio foi invadido por ladrões e o produto do roubo está sendo descaradamente vendido em praça pública, e pelo que estamos vendo, as autoridades estão "andando" para o fato.  Essa é minha opinião sobre o fato.

Foto que mostra o abandono da
Sede da Fundação Nacional do Humor

domingo, 27 de abril de 2014

1º Salão de Humor de Rio das Ostras

Estão abertas as inscrições para o 1º Salão de Humor de Rio das Ostras. A curadoria é do ótimo caricaturista Michelângelo, que atuou no jornal O Pasquim e nas publicações da Bloch.
Visitem a página no link, divulguem e participem.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Revista Mundo dos Super-Heróis


Recebemos o release da Revista Mundo dos Super-Heróis, nº 54, com destaque para o novo filme do Homem-Aranha.

O legal da edição, além das curiosidades sobre O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro, são as matérias sobre Histórias em Quadrinhos e Humor. Destaque para a história da Circo, a editora que renovou o humor brasileiro com revistas como Chiclete com Banana, Piratas do Tietê e outras.




terça-feira, 1 de abril de 2014

A arte de Suzana Schmitt

A bela Suzana Schmitt, artista plástica de Niterói, estará na Sala de Cultura Leila Diniz, no próximo dia 4 de abril, quando da inauguração da mostra individual “Do Desenho a Estampa”. Logo abaixo publicamos o release do evento e algumas imagens da talentosa artista. Visitem!
. . .
Rio de Janeiro, Yoga e mulheres são destaques na mostra “Do Desenho a Estampa”
A mostra destaca grafismo contemporâneo e alegre da artista


A Sala de Cultura Leila Diniz recebe em abril, a exposição “Do Desenho a Estampa”, da artista plástica e designer de superfícies Suzana Schmitt. A mostra reúne diferentes desenhos e telas, com inspirações na cidade do Rio de Janeiro, no Yoga e na figura feminina.
A artista conta que a exposição é alegre, com um grafismo solto e contemporâneo. “Do Desenho a Estampa” apresenta distintas fases artísticas e mudanças temáticas das produções de Suzana, evidenciando a sua crescente atração pelo grafismo. “Com lápis de cor, tinta acrílica, aquarela, colagens, recursos digitais e muitos sonhos, crio desenhos para tecidos, papéis, adesivos, e tudo mais que o coração desejar”, define a artista o seu atual trabalho. Os desenhos de Suzana se transformam em estampas, ganhando um novo significado, pois desta forma podem ser vistas em qualquer local, quebrando barreiras físicas e democratizando a sua produção. “A arte sai do lugar onde poucos poderiam ter acesso, como ateliês e galerias, para ganhar as ruas”, explica.
Suzana Schmitt é formada em Design de Interiores, com pós-graduação em Artes Plástica, nasceu em Porto Alegre (RS), mudou-se para São Paulo com 20 anos e desde 2005, mora em Niterói. Para ela, a possibilidade de levar arte para o cotidiano do espectador, através de artigos de moda e decoração é a sua maior realização.

A artista ao lado de uma de suas belas obras

Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81, Centro, Niterói
Data: 4 de abril a 30 de maio
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 17h
ENTRADA FRANCA