segunda-feira, 23 de julho de 2012

Huai Humor


Recebi hoje a página do jornal Diário de Caratinga com a coluna Huai - Humor ano inteiro, assinado pelo Edra. Na página, o cartunista aproveita para deixar uma saldo final sobre sua exoneração da Casa Ziraldo de Cultura.
Além do texto, que reproduzimos abaixo, a página vem muito bem acomanhada de 9 desenhos assinados pelos cartunistas Bira Dantas, Iéio, Jal, Samuca, Verde, Vinícius Ferraz, Milton, Siqueira e Samuel Bono.
Diário de Caratinga

Apesar de você(s)...
Apesar da minha luta pela criação da Casa Ziraldo de Cultura. Apesar do trabalho que lá desenvolvi de corpo, alma, coração e que devido a isso obteve um saldo muito positivo - mesmo diante da absoluta falta de estrutura operacional que me impediu de fazer o meu melhor - estas prerrogativas não me dão direito à perenidade do cargo que exercia. Tampouco tenho esta pretensão.
Quem efetiva tem todo o direito de exonerar, desde que tenha motivo e que não use a Casa Ziraldo de Cultura como manobra política. Devido a esta máxima, minha exoneração frente à direção da instituição poderia e deveria ter sido natural, não fosse a forma arbitrária, desrespeitosa e covarde com a qual foi feita.
Exoneração friamente premeditada, visando assegurar uma agenda de eventos já programada até o final do ano. Além disso, sem aviso prévio, o que me fez deparar com o espaço trancado com uma fechadura trocada como se eu fosse um moleque.
O assunto por mim se esgotaria logo depois do meu desabafo na minha página da internet. Mas pra minha surpresa, tive uma avalanche de mensagens de apoio, telefonemas, abraços nas ruas, manifestações de personalidades do meio cultural, divulgações em sites e blogs afins de todo Brasil e até do exterior.
Claro, me serviu de bálsamo diante de tamanha decepção e de recompensa por saber que Caratinga reconhece o meu trabalho. Por isso, não posso me privar de agradecer a todos e ilustrar este lastimável episódio com estas belas e cáusticas charges que amigos cartunistas, de várias partes do país me enviaram, haja vista que nossa profissão repudia qualquer ação predatória à liberdade de expressão.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

139° aniversário de Santos Dumont

A data de hoje marca o nascimento de Alberto Santos Dumont.
Para não deixar a data passar, vou postar uma imagem histórica do Pai da Aviação numa monumental capa da revista Epopeia, edição especial do centenário do famoso brasileiro. Com o título de Dos balões de Santos-Dumont à viagem à lua, a belíssima ilustração foi desenhada pelo genial Monteiro Filho
A revista foi publicada pela editora Ebal, em 1973

Desenho de Monteiro Filho

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Caricatura Solidária – INFORMAÇÃO IMPORTANTE


Informo a todos os amigos, clientes, colaboradores e colegas cartunistas que eu NÃO faço mais parte do projeto Caricatura Solidária.
Contatos com o CS devem ser feitos somente pelo e-mail caricaturasolidaria@gmail.com ou nos perfis do grupo nas redes sociais Facebook e Orkut, além do blog dos artistas.
Peço a todos que NÃO entrem mais em contato comigo para obter informações sobre a equipe ou para qualquer solicitação de ações do Caricatura Solidária
Obrigado!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Em São Paulo, cartunista Maringoni é candidato a vereador



Não me lembro se alguma vez nós desenhistas tivemos algum colega eleito para qualquer cargo político. Se não me falha a memória, apenas o Ota tentou uma vez se eleger vereador no Rio de Janeiro, em 1988, mas o ex-editor da revista Mad não chegou lá.
Atualmente em São Paulo, o cartunista e jornalista Maringoni está lançando sua candidatura pelo PSOL. O evento acontece no próximo sábado, dia 14 de julho, às 14 horas, no Salão Azul do Sindicato dos Bancários (Rua Bento, 413, edifício Martinelli).
No material de divulgação do candidato consta uma lista de pessoas ilustres que apóiam Maringoni nesta eleição. Entre os nomes, além de jornalistas, pesquisadores e professores, encontrei os nomes dos consagrados desenhistas Laerte e Orlando Pedroso, que são ótimas referências para quem ainda não conhece a trajetória de Maringoni.
Eu não costumo usar meu blog para fazer campanha a favor de ninguém, especialmente quando se trata de política partidária, mas entendo que esse caso merece atenção especial. Afinal, desde que comecei a postar por aqui, meu compromisso sempre foi divulgar as ações dos desenhistas brasileiros. E eu entendo que nossos desenhistas também têm o direito de ocupar cargos como os de vereador, deputado, ministro, secretário ou seja lá o que for.
Acho que todos nós estamos cansados da mesmice que assola os meios políticos nacionais, e os últimos fatos envolvendo a Zetti, em Piracicaba, e o cartunista Edra, em Caratinga, nos mostra que não temos representatividade alguma nesse meio viciado e corrupto.
Quem sabe a candidatura de Maringoni sirva como um pontapé inicial e incentive outros colegas atuantes a se candidatarem e, quem sabe, mudar os rumos da cultura e da comunicação brasileira.
Infelizmente, não detenho domicílio eletoral em São Paulo – eu voto no Rio de Janeiro, e por aqui está complicado para escolher algum nome que valha à pena – mas se eu votasse por lá, com certeza daria créditos ao colega Maringoni.



Jornal Olhar de Minas registra manifesto de cartunistas

Importante mostrar que o jornal Olhar de Minas registrou o manifesto assinado pelos colegas Jal e Gualberto sobre a exoneração do cartunista Edra da Casa Ziraldo de Cultura. 
Segue abaixo os recortes da edição do dia 8 de julho.



Mensagem de Zélio, irmão de Ziraldo, sobre a saída de Edra da Casa Ziraldo de Cultura



Zélio, irmão do cartunista Ziraldo, assim que soube da exoneração de Edra da Casa Ziraldo de Cultura, registrou a mensagem que transcrevemos abaixo:

Não dá pra entender...
Até ontem o Max Portes era um dos personagens que o próprio Edra incensava, como ilustre caratinguense alhures. 
Como pode o filho da dona Maria Figueiredo tomar uma atitude tão inexplicável. Foi o Edra quem fez, criou, lutou e, fugindo, por respeito aos padrões atuais, adquiriu assim, o direito moral de ocupar cargo e função. 
Pra ser saído tem de explicar o porque, quando e onde pra todos nós, eleitores e testemunhas do esforço, além de usuários privilegiados da criação e do trabalho. 
Uai, gente! Quequiéisso? Vamos para com isso?
Zélio

quinta-feira, 5 de julho de 2012

CARTA ABERTA À PREFEITURA DE CARATINGA

Ainda sobre a saída do Edra da Casa Ziraldo de Cultura... Entrei no site da prefeitura de Caratinga... Vocês acreditam que a secretaria de cultura não tem e-mail? Até dá para entrar num link da tal secretaria "Cultura, Esporte, Lazer e Juventude" (que puta salada, hein!), mas não tem um "fale conosco" ou qualquer link para mensagens de e-mail.
O nome do tal secretário dessa salada é Maximiano de Figueiredo Portes.
Agora publico na íntegra, carta aberta ao prefeito de Caratinga João Roberto Leodoro, assinada por Jal e Gualberto, sobre a exoneração do cartunista Edra que foi afastado do comando da Casa Ziraldo de Cultura.

São Paulo, 04 de julho de 2012

Ilmo. Sr. Prefeito
João Bosco Pessine Gonçalves

Ilmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Caratinga,
João Roberto Leodoro e demais vereadores

Cidadãos de Caratinga,

Esta carta representa as entidades de classe abaixo assinadas, com cerca de dois mil profissionais do humor gráfico brasileiro, integrantes de veículos de comunicação da imprensa escrita, TV e Internet, editoras de livros e agências de publicidade.
Aqui externamos, em carta aberta, nosso repúdio categórico à maneira pela qual o cartunista Edra, mentor e diretor da Casa Ziraldo de Cultura, foi exonerado de seu cargo pela Prefeitura de Caratinga.
É inegável a competência de Edra, ao longo de sua atuação na criação e manutenção do Salão Internacional de Humor de Caratinga. Um dos eventos que coloca a cidade onde Ziraldo nasceu no mapa cultural mundial. Não bastasse isso Edra lutou e idealizou a Casa Ziraldo de Cultura que já construiu uma história e faz parte da vida cultural da cidade com diversos eventos para todas as idades.
Em vez de uma justa homenagem, pelo relevante trabalho prestado em nome do município de Caratinga e pelos longos anos de diálogo entre a cidade e os cartunistas, Edra foi descartado por uma decisão notadamente política.
Apelamos, enfim, à sensibilidade do poder executivo e dos parlamentares. A Casa Ziraldo de Cultura não se resume a meras decisões administrativas e burocráticas. O espírito do local valoriza, acima de tudo, o livre pensar e a Arte. É assim que os cartunistas o compreendem.
Fazemos um apelo ao bom senso do Sr. Prefeito, que sempre demonstrou carinho por esse trabalho. Não será em sua gestão, assim insistimos, que esse rico diálogo cultural será desprezado.
Por princípio, acreditamos que o que há de mais admirável no exercício da política sempre paira acima das bandeiras e interesses partidários. É o governar pelo bem comum. Nós, cartunistas, somos justamente os maiores especialistas em traduzir, por meio de charges e cartuns, o pensamento do povo sobre tantos temas nacionais como esse.
Aguardamos uma resposta, o mais breve possível, à nossa solicitação em nível nacional.

Atenciosamente,

ASSOCIAÇÃO DOS CARTUNISTAS DO BRASIL (ACB), José Alberto Lovetro (JAL) – presidente (Acb.cartoon@yahoo.com.br)

INSTITUTO MEMORIAL DE ARTES GRÁFICAS DO BRASIL (IMAG), Gualberto Costa – presidente (hqmix@yahoo.com.br)

terça-feira, 3 de julho de 2012

Exonerado, Edra não está mais à frente da Casa Ziraldo de Cultura


Edra literalmente vestiu a camisa de
Caratinga e do Humor Gráfico Brasileiro


Para quem ainda acha que tratar com políticos é coisa de amador, mais uma prova de oportunismo barato atinge um dos nossos colegas mais atuantes, o Edra. Todos sabem que o projeto que gerou a Casa Ziraldo de Cultura foi idealizado por ele, desde as primeiras edições do Salão Internacional de Humor de Caratinga.
Hoje, assim que entrei na internet, fiquei sabendo que o secretário de cultura do município de Caratinga (pessoa que eu não sei quem é, e possivelmente nem os eleitores da cidade sabem de quem se trata) acaba de exonerar o Edra da direção da Casa Ziraldo de Cultura. Uma atitude de total desrespeito que muito se assemelha ao que aconteceu com a Zetti em Piracicaba. Que nossos coleguinhas mais atuantes fiquem de olho. Afinal, estamos em ano de eleições municipais, e quem não aceitar fazer os joguetes dessa classe descarada e covarde pode acabar como a Zetti ou como agora o nosso amigo Edra. Prestem atenção em quem vocês votam!
Segue abaixo uma mensagem esclarecedora do Edra:


Fui exonerado, hoje, sem nenhum comunicado prévio, da Casa Ziraldo Cultura.

Espaço cultural que todos sabem, foi idealizado por mim e desde a sua criação, sob meu comando, foram realizados 14 lançamentos de livros, diversas palestras e 63 eventos dos mais diversificados segmentos.
A visitação chega a média de 150 a 200 pessoas por dia atingindo todas classes sociais e faixas etárias. 

Tudo isso sem a menor estrutura operacional. Sem telefone, sem computador e internet.
Até o ano passado só foi possível realizar todas as exposições com empréstimo dos meus biombos particulares, sem ônus.
Por fim, estava em total abandono. Tenho ofícios datados de outubro do ano passado com pedidos de ebulidor de café, papel higiênico, canetas esferográficas, pó de café e sabão que não foram atendidos. 

Um espaço com dois pavimentos que dispunha de apenas duas pessoas trabalhando (eu e uma auxiliar).
Fiz um projeto de revitalização e melhor aproveitamento de espaço a custo baixo, mas nem na pintura, após quase três anos de intensa utilização, eu fui atendido.
Poderia enumerar diversas outras questões de total desprezo ao nosso trabalho e eu disponho deste dossiê.
Saio tranquilo, com sensação de dever cumprido. Houve uma mudança significativa no olhar da nossa cultura. Fiz minha parcela, apesar de toda resistência e má vontade em 
que encontrei durante o período em que estive a frente da Casa Ziraldo. 
O lamentável da história, é que fui chamado ontem, pelo atual Secretário de Cultura, (achei estranho, nunca ninguém me comunicou pra nada, nem para atender minha reivindicações, nem para as festas de fim de ano daquela secretaria) para repassar os eventos que estavam agendados até o final do ano.
E fui surpreendido hoje, com a porta da Casa Ziraldo Cultura fechada com uma nova fechadura e uma exposição, por mim organizada, em pleno funcionamento trancada ao público. Já estava tudo armado.
Só mais tarde li no jornal sobre minha exoneração.
Já passei por situações piores, não me abalo com isso. 

Ao longo da minha vida sempre dediquei a este ideal coletivo e tenho plena capacidade de realizar meus projetos pessoais, independente de qualquer coisa, pois o poder que Deus me deu, esta enraizado em mim e só Ele tira. 
Tenho dito!