terça-feira, 29 de março de 2011

E por falar no Samba do Salgueiro...



Taí o samba citado no postagem anterior. Vale a conferida.


Samba Enredo 1983: Traços e troças

Acadêmicos do Salgueiro

Autores: Baia e Celso Trindade

Intérprete: Rico Medeiros


Eu sou o Rio e rio à toa

Só rio de quem me impede de sorrir

A minha pena não tem pena nem perdoa

Mexe com qualquer pessoa

Ela quer se divertir

Será que a política não vai me censurar?

Já sei, certos momentos não se pode criticar!

Gozar, traçar, ferir

Fazendo de novo meu povo feliz

Riscando aquilo que ele não diz

Bota a banca na avenida

Edição especial (bis)

Olha aí o jornaleiro

A piada está com sal

Caricatu-rindo

Virando a tristeza pelo avesso

A arte irradiou

Com um raio de luz de humor

A melindrosa, Amigo da Onça, almofadinha

Cantando em louvor ao artista

Caricaturista, revista e jornal

O Carnaval é a maior caricatura

Na folia, o povo esquece a amargura (bis)

Carnaval e desenho de humor

Angelo Agostini. Revista Illustrada, nº 238, Rio de Janeiro, 1881

Tá certo que o carnaval já acabou, mas para nós cartunistas o ano só começa mesmo depois que a folia de Momo termina. Sendo assim, vamos todos prestigiar a palestra do nosso amigo André Brown e do professor Reinaldo Diniz, amanhã, quarta-feira, dia 30 de março, às 19 horas. no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelãndia, Av. Rio Branco, 241.


O carnaval é ligado à arte dos caricaturistas e desenhistas de humor brasileiros, seja na criação e construção do próprio carnaval ou nos temas das caricaturas e charges publicadas cotidianamente na imprensa. O enredo Traços e troças (1983), da G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro registrou esse pensamento: O carnaval é a maior caricatura! O encontro será uma oportunidade de rever algumas imagens criadas por artistas do humor gráfico brasileiro de várias épocas como Angelo Agostini, Kalixto, Raul Pederneiras, J. Carlos, Nássara, entre outros, conversando sobre carnaval e caricatura.

terça-feira, 22 de março de 2011

Rui de Oliveira

Conforme postagem anterior, aconteceu na livraria Estação das Letras, da Marquês de Abrantes, o lançamento do mais recente livro de Rui de Oliveira, África Eterna. Muita gente boa esteve presente como os amigos desenhistas Alessandra Nogueira, André Brown, Diego Novaes, Ferreth, Guidacci, Mario Alberto, Nei Lima, Thaís Linhares entre outros. Nas fotos abaixo, o amigo visitante pode dar uma conferida no que aconteceu por lá.

Nas fotos, de cima para baixo, Rui de Oliveira com Guidacci, Nei Lima e Mario Alberto

quarta-feira, 16 de março de 2011

África Eterna de Rui de Oliveira


Recebi do mestre Rui de Oliveira o convite acima seguido da mensagem que diz:
Gostaria de convidar a todos os amigos, amigas, amantes da imagem e da palavra, para que me honrassem com as suas presenças no lançamento do meu livro ÁFRICA ETERNA.
Será no dia 19 de março, sábado, a partir das 15 horas.
Os detalhes do local estão no próprio convite em anexo. Haverá uma mini-palestra minha sobre o longo e árduo trabalho que foi a realização do livro com a exposição das artes.
Haverá também um coquetel e canapés, e, para complementar, a boa música brasileira. Até lá e muito obrigado. Rui de Oliveira
Imperdível!

terça-feira, 15 de março de 2011

O Livreiro do Alemão

Na foto, a partir da esquerda, o Otávio Júnior, Márcia Pimentel, eu e o André Brown


Hoje, dia 15 de março, estive na Saraiva, do Norte Shopping, para prestigiar o lançamento da obra O Livreiro do Alemão, de Otávio Júnior, jovem artista responsável pelo genial projeto Ler é 10 - Leia favela.
O fato de adquirir o ótimo livro autobiográfico de Otávio Júnior já pode ser considerado um privilégio, mas é ainda melhor quando encontramos amigos especiais no mesmo evento, como a Márcia Pimentel e o André Brown. A Marcinha eu conheci há anos, nos tempos que eu atuava como professor de desenho no Senac de Madureira. Hoje, ela atua como atriz, historiadora e produz diversos espetáculos teatrais com bonecos. O André Brown é figurinha fácil aqui no meu blog. É amigo de muitos anos, criou comigo o jornal A Graúna (um fanzine metido à besta) e é meu parceiro no projeto Caricatura Solidária.
É... hoje foi mesmo um ótimo dia!

sábado, 12 de março de 2011

Recado Importante

Circulou hoje, no caderno Prosa e Verso, do jornal O Globo, carta assinada pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, sobre a questão das possíveis mudanças que legislam os direitos autorais no Brasil.
Confesso que não estou devidamente informado sobre o assunto, mas a carta assinada pela Aeilij me parece bastante coerente e merece a devida atenção e divulgação de todos.

Vamos à ela:
"Os autores representados pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij) vêm se sentindo ameaçados pelas mudanças na legislação referente aos direitos autorais, propostas pela gestão anterior do MinC.
O anteprojeto remetido à Casa Civil – e que em boa hora a ministra Ana de Hollanda pediu que fosse devolvido –, no parágrafo único do artigo 46, legitima a expropriação de nossas obras, seja por empresas, órgãos governamentais, entidades ou mesmo indivíduos, sem que se peça autorização, nem se pague aos autores.
Assim, apoiamos o cuidado com que a ministra vem tratando a questão, assim como estranhamos que o professor Lewis Hyde (em entrevista publicada no Prosa e Verso de 5 de março), recomenda aos autores que tentam viver da criação artística o voto de pobreza ou a busca do mecenato.
Nossos livros não nascem de “dádivas”, mas de trabalho duro. Além disso, muitos de nós passam boa parte do ano correndo o Brasil em eventos de incentivo à leitura de literatura em bibliotecas, feiras, escolas (algumas bastante carentes) etc... Somos artesãos e trabalhadores e temos o direito de viver de nosso trabalho.
A História da Literatura está recheada de casos de autores que morreram à míngua, enquanto enriqueciam os que exploravam suas obras, sem lhes pagar um tostão. É a essa situação que deseja voltar o Sr. Hyde e os demais que acusam Ana de Hollanda de resistir à extinção dos Direitos Autorais?
As pessoas, grupos e instituições que têm defendido a demissão de Ana de Hollanda, em razão de sua resistência à extinção dos direitos autorais, visam legitimar a pirataria das obras artísticas e intelectuais.São os que nos acusam de retrógrados, numa campanha orquestrada. Mas, sem os direitos autorais, o autor não sobrevive, e sem o autor, quem vai criar as obras? Ou elas cairão dadivosamente dos céus?"

Visitem o site da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Vale a pena!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Jayme Cortez na internet


Recebi do meu amigo Nei Lima a indicação do blog http://jaymecortez.blogspot.com/, que apresenta parte do ótimo acervo do genial desenhista Jayme Cortez. O blog em questão é parada obrigatória para aqueles que admiram as artes gráficas brasileiras. Não deixem de visitar.